11/04/2016

Mãe

Tão pequeninos ainda! Brincam inocentes no jardim, correndo atrás da bola. Qual será o seu futuro?
Como gostava de os ter sempre assim, pequeninos, para os poder proteger do mundo e dos seus males. Mas sei que vão crescer e que estão até já expostos a tanta coisa que não posso controlar – os coleguinhas do infantário, o mau humor da educadora e do pai (e o meu, que não sou melhor do que ninguém), aos pedaços de notícias que ouvem inadvertidamente e que muitas vezes nem percebem. O quanto desejava que não sofressem, que não dessem conta do mal que há no Mundo.
Mas ao mesmo tempo, quero que tenham uma vida cheia e que passem por experiências que lhes acrescentem valor, conhecimento e felicidade. Experiências essas que muitas vezes não me chegarão sequer aos ouvidos, porque haverá uma altura em que deixarei de ser a confidente, o porto de abrigo, aquela que cura os dodóis com beijinhos e uma pomadinha.
Espero que confiem sempre em mim, nunca os desiludir, conseguir encaminhá-los bem sem os julgar, sem os criticar desnecessariamente. Mas também deixá-los dar os seus próprios passos em falso, as suas quedas e cabeçadas e ensinar-lhes os meios e a capacidade de ultrapassar esses erros, o melhor que sei e posso, porque também eu continuo a tropeçar e cair, e a dar cabeçadas, e a perder-me no caminho.
E, mais do que tudo, espero poder vê-los crescer, estar presente, ser presente, sem ser intrusiva, dar-lhes valores e competências para que sejam seres humanos felizes, úteis à sociedade. O quanto receio faltar-lhes cedo demais. Ou falhar na minha missão, esta em que embarquei quando nasceram, que encaro com tanta responsabilidade e dedicação. Porque ser Mãe é o trabalho mais difícil que existe e é impossível ser perfeita!


Sem comentários:

Enviar um comentário